quarta-feira, 11 de setembro de 2013

CADÊ A FALTA DE CIVISMO DA JOÃO AQUINO ???

SEMANA DA PÁTRIA 2013
                      Durante  a SEMANA DA PÁTRIA, além do canto do Hino Nacional,  tivemos aqui na Escola João Aquino muitos momentos de reflexão e de democracia. Falar em Pátria é falar do amor que temos pelo chão onde pisamos, pelo lugar onde nascemos.
                    O homem civilizado e ordeiro mostra através de suas atitudes a sua luta e a sua persistência na busca de um mundo melhor.
                    Mais importante que a Semana da Pátria é pensar o que está acontecendo no nosso País. Por isso, além de comemorar o 7 de setembro precisamos pensar sobre o Brasil e como melhorar o lugar onde vivemos.
                    A Independência do Brasil é construída a cada dia com o nosso compromisso por uma educação de qualidade  e mais igualdade social.
                    Ser brasileiro é isso, é nunca desistir, é lugar com coragem, garra e bravura para a construção de uma nação mais justa, fraterna, democrática e igualitária.
                    “Não tem pátria um povo que não canta em sua própria língua”!

Abaixo, o registro das atividades desenvolvidas com os respectivos professores responsáveis e turmas:
                

















































sexta-feira, 6 de setembro de 2013

UMA VISÃO FUTURISTA


     Todo o bom administrador público, tem que ter uma visão futurista, olhando lá na frente para investir o erário.
   Pois muito bem: A administração de Unistalda, através da Prefeita Cláudia teve essa visão. A competente enfermeira investiu na saúde muito mais do que o seu antecessor, e olha que o homem é medico. Além disso, ficou em 4º lugar no Estado no que tange a investimento na educação. Vendo isso, me vem a mente o jargão que ficou famoso, dito pelo caudilho Leonel Brizola: “ Só através da educação poderemos revolucionar este país.” Portanto, a cidade educadora não é Santiago e sim Unistalda. Quem falou isso até agora? Onde está a imprensa que só olha o lado do prefeito atual e não divulga os feitos dessa mulher, que soube administrar e que se manteve no anonimato pela sua simplicidade. Fosse ela outra pessoa, iria se “ajoelhar” em frente de pacientes para sair em capa de jornal. Não precisou nada disso.
Cláudia, já escreve seu nome, com letras MAIÚSCULAS em nosso município.

     Outro feito: A prefeita Cláudia adquiriu para o município uma área de 10.000 metros quadrados, com muito esforço diga-se de passagem, economizando o dinheiro. Tudo isso para que as pessoas que se enquadrem no projeto do governo federam Minha Casa Minha Vida tenham um lugar digno para morar através do PRIMEIRO loteamento popular. Méritos mais uma vez para Cláudia Pavanelo. Só falta daqui algum tempo o “endeusado” se “endeusar” de méritos que não é seu.  É isso aí e fim de papo!

A POLÊMICA DO 6 DE SETEMBRO: O QUE SERÁ QUE QUE O EXECUTIVO QUER MASCARAR ? ANA BARBOSA SALVA A PÁTRIA !

          Observando as postagens dos blog da região (Nova Pauta-Rafael, Ribeiro filho), vimos que desesperadamente as reclamações dos que se sentiram "ofendidos" pela decisão da maioria dos professores e dos funcionários da João Aquino, tentam fazer com que a Direção seja culpada.
      Volto a dizer: A decisão foi dos professores e funcionários e ACATADA pela Direção;
É obvio que não estamos em greve pelo simples motivo de estarmos vinculada ao município através do transporte escolar. Se aderíssemos à greve, os dias paralisados teriam de ser recuperados posteriormente, em sábados e quem sabe, férias a dentro. E para prestigiar o descontentamento do magistério, através da greve, frente ao governo estadual , resolvemos, como forma de protesto, não desfilar. Aonde está o desrespeito, a falta de patriotismo e não sei mais o que que tentam nos culpar. Ora, vão achar o que fazer.
Mas voltando aos outros blogs e postagens no face, três nos chamaram a atenção. A do Ribeiro Filho, de um tal de Weimar Donini e da professora Ana Barbosa que foi, anos a fio, responsável pela Educação em nosso município.
O filho do Prefeito e empregado da Câmara  fala em "atitude anticívica" e  "senso patriótico" e relembra que sua querida avó Rita foi professora e Diretora. Esqueceu de dizer que ela e posteriormente a cunhada de seu marido, moram nas dependências da Escola por quase 50 anos. E tem outra coisa: Tem cacife para falar em civismo e patriotismo quem vive no mais escancarado ato de "nepotismo via brecha da lei", pois é ele quem dá os pareceres nos projetos oriundo do Executivo cuja seu pai é o titular ??? No mínimo isso espanca o princípio da imoralidade.
E o tal de Weimar Donini, que eu não sei e nem quero saber quem é, deve ter "titica" de galinha no cérebro. Não sabe da situação, não reside aqui e vem opinar ! Faça-me o favor.
Menos mal que a postagem no face da professora Ana Silveira Barbosa diz com PROPRIEDADE e LUCIDEZ o que todos deviam saber.
Abaixo, as cópias das postagens para que todos tirem suas conclusões. É isso aí e fim de papo !
_____________________________________________________________________________________ 


quinta-feira, 5 de setembro de 2013

LIÇÃO ANTICÍVICA DE UMA ESCOLA

A quem atinge a ausência da Escola João Aquino no desfile cívico? Aos alunos, pais de aluno da própria Escola e a comunidade unistaldense.

Minha saudosa avó paterna foi professora e diretora desta escola.

O ato não atinge políticos nem agremiações, muito menos a Administração Municipal. Tal ato atinge exclusivamente o Município de Unistalda e seus munícipes. Atinge a mim e a você.

É deprimente ver a atitude de uma escola em não participar de um desfile cívico de seu Município. Que educação terão estas crianças? Que senso cívico, patriótico e político desenvolverão? Uma escola dar uma atitude anticívica é inacreditável.

E pobre dos pais e alunos que ainda detém um senso patriótico e querem participar do desfile...

Lamentável para todos os cidadãos unistaldenses, assim como eu.

Weimar Donini comenta "Nota" da Escola João Aquino de Unistalda

Senhor Rafael.
O título da matéria chama para uma Nota da Direção da Escola. Imagina-se que a escola tenha um(a) diretor(a) e que este, ao final, assine a Nota. No entanto a leitura da apócrifa fala em 'nós', maioria de funcionários e professores. Deduz-se portanto que não é uma Nota da Escola, mas de um grupo, certo?
Enfim, na nota confundem-se democracia com greve e com comemoração à Independência. Uma coisa é uma coisa. Outra coisa, é outra coisa!
Ademais, à respeito da adesão 'irrisória' dos alunos é conveniente lembrar ao grupo que redige a nota que, se chamados a manifestarem-se sobre aulas de reforço de Matemática, ou de Física, ou e qualquer outra Disciplina, provavelmente a taxa de adesão dos alunos, será, da mesma forma 'irrisória'.
Enfim, dá a impressão de que a data comemorativa foi usada para justificar a não participação dos autores no movimento paradista da categoria e desta forma ganham quase todos. Só quem perde é a cidadania, a comunidade.

Cordialmente,
Weimar Donini.


Hoje dia 06 de setembro é o dia em que acontecerá o desfile em homenagem a Semana da Pátria em nosso Município. Passei a Semana preparando juntamente com minhas queridas colegas Rubiane e Alice, monitoradas é claro pela Fátima e Catiusce faixas e trabalhos com materiais recicláveis( caixas de leite, embalagens de maçã...) com o mínimo de gasto possível. Foi uma forma que encontramos de mostrar a nossa consciência ecológica e criatividade que diariamente é passado aos nossos queridos alunos. Espero que todos gostem e comentem positivamente.
Nesta semana o que mais se discutiu foi a decisão da escola João Aquino em não desfilar. Não posso dizer que sou a favor ou contra pois como mãe gostaria de ver meus filhos desfilando, mas prefiro mil vezes ver meus filhos em sala de aula do que em casa esperando terminar greve de professores como muitos estão em outros municípios. Neste ponto de vista entendo os professores, que como forma de protesto decidiram por não desfilar. Acho que quem falou que é uma ação anti-patriótica não entende que o patriotismo não é somente mostrado com um desfile onde cartazes tentam mostrar uma realidade que não é verdadeira. Patriotismo é trabalhar diariamente pelo engrandecimento de nossa comunidade, trabalhar para ver o bem de todos sempre e não em momentos, patriotismo é principalmente respeitar a opinião do outro embora diferente da sua. Se os professores fossem melhor remunerados( principalmente os estaduais que nem o piso nacional ganham), se ganhassem como ganha outro profissional( médico, engenheiro, advogados, etc) talvez hoje teriam orgulho em estar na avenida, e nós pais estaríamos aplaudindo a educação de qualidade que tanto buscamos.
Ensino diariamente aos meus filhos que professor é a profissão mais importante que existe e por isso devem ser respeitados e amados como tais. Espero que as pessoas entendam o real motivo de tal decisão e não fiquem mais tentando encontrar motivos absurdos e politiqueiros para denegrir uma instituição de educação que sempre cumpre com seus deveres. Essa opinião é minha e não espero a compreensão de todos , mas como cidadã, mãe e professora posso num país democrático dizer o que penso de forma respeitosa.


terça-feira, 3 de setembro de 2013

PARABÉNS PREFEITA CLÁUDIA PAVANELO ! EXEMPLO A SER SEGUIDO.


O texto a seguir é do Blog do Rafael. Mais uma demonstração de como administrar mostrada pela Prefeita Cláudia. E isso que a área dela é a saúde que também foi muito bem atendida. Vamos aguardar 2014 para ver o investimento do "endeusado".

Unistalda é o 4º município gaúcho que mais investe em Educação


Segundo Informações do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o município de Unistalda, foi o 4° em todo estado que mais investiu em Educação no ano de 2012, com um percentual da receita em educação de 39,15 %.

Enquanto isso, Santiago, a poucos quilômetros de Unistalda, está entre as cidades que investe abaixo da média dos municípios gaúchos.

Dados precisos sobre o levantamento feito pelo TCE, estão disponíveis nosite da Zero Hora.